O clareamento dental é um tratamento realizado pelo dentista para clarear os dentes naturais. O dente possui pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos. Estes pigmentos vêm principalmente da dieta rica em corantes. O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com estes pigmentos, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente, e podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.
O clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras: no consultório dentário ou em tratamento caseiro, ambos com a supervisão do dentista.
Clarear seu sorriso é muito mais simples do que você imagina!
Botox
O botox, nome popular da toxina botulínica, é uma substância química que atua impedindo a contração dos músculos. Muito utilizado para o tratamento de diversas doenças, tornou-se um recurso estético para a redução de rugas e linhas de expressão.
É uma técnica de rejuvenescimento da pele que usa a toxina botulínica.
É indicado para suavizar rugas e linhas de expressão, como as da testa, glabela e região dos olhos.
O efeito é passageiro e dura cerca de seis meses.
O procedimento é feito no consultório, é rápido e dura em média 15 minutos.
O resultado é percebido após 48 horas e atinge o efeito máximo em 15 dias.
Facetas
São próteses muito finas confeccionadas em porcelana ou resina. São parecidas com uma capa que tem o formato do dente do paciente. Elas são coladas sobre o esmalte dentário para modificar características como tamanho, contornos e tonalidade. Também podem corrigir pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade.
Próteses
As próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes naturais que podem ser fixas ou removíveis da boca. Podem ser feitas de acrílico e resina, por vezes com partes metálicas, são feitas de forma a se parecerem com os dentes naturais.
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta os dentes, por meio de confecção de próteses fixas ou próteses removíveis, como a prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel).
Implantes Dentários
Um implante dentário é uma estrutura feita de titânio (como uma raiz do dente) que é posicionada cirurgicamente no osso abaixo da margem gengival que permite ao dentista montar dentes substitutos para essa área. Um implante não se solta como uma dentadura. Os implantes dentários também beneficiam a saúde bucal em geral, porque eles não têm que ser apoiados em outros dentes, como as pontes.
Prótese Protocolo: Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura. Pode ser feita em resina ou porcelana.
Prótese Overdenture: Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada
Restauração
A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie ou por um trauma volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração. Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior.
A cárie é uma forma de se denominar a deterioração do dente, fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.
É possível evitar as cáries escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, usando fio dental diariamente para remover a placa bacteriana, fazendo avaliações regularmente ao dentista, adotando uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido e utilizando produtos dentários com flúor.
Prevenção
Quando nós dentistas falamos de saúde bucal, uma das partes mais importantes e ressaltadas durante a consulta é a prevenção.
A prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal, e que ao se fazer estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam mais graves. Existem algumas medidas simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais, como:
- Escovar bem os dentes após as refeições e antes de dormir.
- Usar o fio dental diariamente.
- Ingerir alimentos balanceados e em horários regulares.
- Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
- Visitar o dentista a cada 6 meses.
A manutenção preventiva e o cuidado dental são tão importantes para os adultos quanto são para as crianças. Além de manter uma boa rotina de cuidados em casa, o melhor a se fazer é agendar consultas regulares com o dentista para monitorar de perto sua saúde bucal e cuidar dos problemas antes que sua gravidade aumente.